DEMARÉ NAS ESCOLAS INICIA EM ABRIL O CIRCUITO DE OFICINAS DE MICRO DOCUMENTÁRIOS PELOS QUATRO CANTOS DO RN

O audiovisual potiguar está em um momento de expansão com o aumento do número de produções independentes e maior visibilidade para realizadores locais. Com essa dinâmica, a Demaré Produções tem apostado em plantar a semente do audiovisual para adolescentes do interior do estado, dando início neste mês de abril a oficinas de Produção de Micro Documentário em escolas públicas.

O “Demaré nas Escolas” é um projeto de formação cultural teórico-prática que visa compartilhar com adolescentes e jovens estudantes uma vivência sobre o cinema através da realização de oficina. De forma básica e lúdica, a metodologia vai introduzindo a linguagem audiovisual, desde a história do início do cinema até a prática da composição do roteiro para um filme documentário, direção e produção. O resultado final será a gravação de micro documentários feitos pelos participantes da oficina.

A primeira edição do projeto acontecerá na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na escola da comunidade Uruaçu, de 24 a 28 de abril. O município foi cenário de um dos eventos mais significativos da história do Rio Grande do Norte e do catolicismo brasileiro, quando, em 1645, holandeses exterminaram oitenta pessoas no evento conhecido como Massacre de Uruaçu.

As oficinas serão conduzidas pela cineasta potiguar Dênia Cruz, que já atuou em diversos projetos de audiovisual, incluindo documentários, curtas-metragens e séries-documentais, a exemplo dos curtas documentais “Vila de Bilros”, “O ano que a terra tirou férias”, “Casa com Parede”, “Leningrado, linha 41”, “O impreciso mar que nos move” e “Onde está o cinema brasileiro?”.

A formação também contará com a participação do arte educador e artista visual Douglas Buso, trabalhando a linguagem das artes como instrumento de conhecimento, criatividade, expressão e reflexão sobre o meio social. Douglas realizou produções nas linguagens da escultura, assemblage, pintura, desenho, gravura e fotografia, se apropriando de ferramentas das matérias naturais e materiais alternativos.

“Acreditamos que o cinema é uma forma poderosa de se expressar e contar histórias. Queremos dar a oportunidade para jovens talentosos e criativos do nosso Rio Grande do Norte de descobrirem seu potencial e desenvolverem suas habilidades cinematográficas”, destaca Dênia Cruz, idealizadora do projeto.

Além de São Gonçalo do Amarante, “Demaré nas Escolas” percorrerá mais cinco cidades do interior do estado: Macaíba (22 a 26 de maio), Acari (12 a 16 de junho), Major Sales (17 a 21 de julho) e Riacho de Santana (24 a 28 de julho). As oficinas são destinadas a adolescentes com idade entre 14 e 15 anos e não há requisitos de experiência anterior.

As oficinas contam com o patrocínio da Potigás, pela Lei Câmara Cascudo, através do edital “Natural Como Fazer o Bem”. Informações completas sobre as oficinas estão publicadas nas redes sociais da Demaré Produções: @demareproducoes

(foto de uma das oficinas do Demaré nas Escolas, na Escola Estadual Clara Camarão)

What's your reaction?
0Legal0Ruim0lol0Triste

We are an independent, non-profit, online radio broadcasting 24/7 live from London, New York, Los Angeles, and beyond

Install our free App:

Submit

Keep me up-to-date via email with the latest news, pre-sales and more from Rare Radio Store

AncoraThemes © 2025. All rights reserved.
AncoraThemes © 2025. All rights reserved.